Durante muitos séculos, a função não apenas do Médico Pediatra mas do profissional de medicina, em geral esteve revestida de caráter religioso e mágico, atribuindo-se aos desígnios de Deus a saúde e a morte.
As circunstâncias hoje estão mudadas, em geral percebe-se que as relações sociais se modificaram, inclusive a relação do Médico Pediatra com o seu paciente, que se tornou mais distante e impessoal.
A própria denominação dos sujeitos nesta relação foi alterada, sendo comumente vista como usuário e prestador de serviços. Visto sob a óptica de uma sociedade de consumo, cada vez mais consciente de seus direitos e que também é bem esclarecido e exigente quanto aos cuidados e principalmente os resultados.
O bom Atendimento Pediátrico, mesmo quando o desfecho é desfavorável, depende da empatia entre a equipe de saúde e o paciente/sua família.
Fazer coincidir expectativas é um dos objetivos a alcançar nesse processo e para tanto, a troca de informações entre as partes envolvidas é fundamental. O profissional de saúde obtém as informações de que necessita por meio de técnicas propedêuticas, das quais a anamnese é imprescindível.
Por parte do paciente e sua família, as informações amplas e detalhadas que o Profissional da Saúde é capaz de transmitir a respeito de doenças e tratamentos são instrumentos imprescindíveis nesta relação.
Exercer essa profissão é colocar em prática o amor ao próximo. O doente deve ter tranquilidade e ferramentas ideais para um atendimento no qual toda a atenção e, principalmente, todo o respeito estará voltado para ele. O médico precisa de tempo suficiente para conhecer o paciente, descobrir suas queixas, averiguar seu passado, seus anseios e angústias, e fazer com que saia aliviado, com perspectiva de ter seu problema solucionado.
Mesmo com a disponibilidade da alta tecnologia para o diagnóstico e tratamento de doenças que atingem as crianças e adolescentes, a relação do paciente com o Médico Pediatra ainda encontra obstáculos dificílimos de serem ultrapassados pelos clientes, que atingidos por condutas errôneas destes profissionais, ficam muitas vezes sem o devido amparo para tentar reparar a lesão que suportou.
Estão entre as maiores causas de ações indenizatórias entre Médicos Pediatras:
Não se exponha aos riscos sem quaisquer tipo de proteção. A RC Doutor oferece as melhores opções de Seguros de Responsabilidade Civil, entre em contato direto conosco ou ligue (31) 98229-8118!
O Seguro de Responsabilidade Civil profissional é a forma que os Médicos Pediatras têm de diminuir o impacto das consequências frente a um processo judicial.
Seu principal objetivo é reembolsar os valores gastos para defesa e indenização, quando for o caso, nas ações administrativas ou judiciais.
As indenizações podem chegar a centenas de milhares de reais e esses gastos, em geral, são com a defesa jurídica, que incluem honorários advocatícios e custos judiciais.
São algumas de suas inúmeras vantagens:
Não se exponha aos riscos sem quaisquer tipo de proteção. A RC Doutor oferece as melhores opções de Seguros de Responsabilidade Civil, entre em contato direto conosco ou ligue (31) 98229-8118!